Atividades

 

BIBLIOTECA DIGITAL LIBCON

 

Biblioteca digital, também conhecida como biblioteca online ou biblioteca eletrônica, é constituída em seu acervo de documentos sob a forma digital através da inserção dos seus dados na internet. Permite de maneira fácil, prática e rápida a consulta de seus documentos à distância. Se diferencia de uma biblioteca tradicional pelo fato de não existir o acervo físico. Seus documentos são todos digitalizados e sua disposição e acesso é somente através da internet.

Esse conceito inclui também a ideia de organização composta por serviços e recursos, cujo objetivo é selecionar, organizar e distribuir a informação, conservando a integridade dos documentos digitalizados.

A Biblioteca Digital LibCon é um sistema especialmente desenvolvido para administração de coleções e serviços de bibliotecas, centros de informações e museus. Compõe em seu acervo mais de 3.000 (três mil) obras em formato pdf, abrangendo as áreas de educação, pedagogia, gestão pública, administração, segurança do trabalho, marketing, logística, secretariado, educação física, radiologia, optometria, ciências agrárias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra e ciências humanas.

De fácil interface gráfica, a plataforma da Biblioteca LibCon permite aos usuários a realização da busca em todo o sistema, permitindo a busca com filtros (preferências).  Possibilita ainda a busca a partir de determinada data; possibilidade de filtrar buscas por campos definidos em caixa de seleção; refinamento da busca por frase (adjacência); refinamento de busca por operador booleano (AND, NOT, OR, ADJACENTE, TRUNCADO).

O sistema permite ainda ordenar e classificar resultado da busca por autor, título, classe e, data com a visualização do resultado da pesquisa em forma de referência bibliográfica breve ou completa (com resumo), de acordo com a ABNT; visualização do resultado da pesquisa em forma de catálogo de acordo com a AACR2 (nível 2); visualização de todos os registros recuperados. 

REGISTRO DE ISBN

O International Standard Book Number (ISBN), é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora; individualizando cada título, inclusive por edição. 

O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais.

O Cadastro Brasileiro do ISBN não é elaborado nem mantido pela Biblioteca Nacional, as informações são enviadas pelos editores/autores cadastrados na Agência. Os dados são exportados para a Agência Internacional ISBN para compor o Registro Global de Editores.

A LibCon realizada o seu cadastro de pessoa física ou jurídica junto a Biblioteca Nacional, bem como a solicitação do ISBN para as obras.

 

ORGANIZAÇÃO DO ACERVO FÍSICO

 

Para o bom funcionamento de uma biblioteca, o acervo deve ser gerenciado e organizado de forma a facilitar a recuperação dos materiais disponíveis pelos usuários.

Dessa forma, a LibCon oferece o serviço de organização do acervo físico, envolvendo desde a catalogação das obras, inclusão em sistema de automação de biblioteca, organização dos materiais nas estantes, até a elaboração de documentos específicos para cada empresa e/ou instituição, bem como o Manual da Biblioteca.

 

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

 

A pesquisa bibliográfica envolve o levantamento bibliográfico de documentos, livros, artigos, trabalhos acadêmicos, sites de internet, entre outras fontes de informação.

Este serviço requer tempo, dedicação e atenção na busca de documentos que facilitam tanto o caminho para um pesquisador, seja no meio acadêmico ou profissional, como para instituições de educação que buscam bibliografias adequadas para atender aos ementários dos seus cursos.

Tenha garantia na qualidade de sua pesquisa e/ou elaboração bibliográfica institucional, a LibCon está preparada para atender você.

 

FORMATAÇÃO DE DOCUMENTOS

 

A formação de documentos é uma etapa de preparação do texto, que inclui a organização visual dos documentos e sua estrutura adequada nos parâmetros exigidos por instituições de ensino, pesquisa e/ou empresas. A formatação engloba desde a escolha do tipo de letra, tamanho, estilo, espaçamento entre linhas, forma adequada de inserir citações de autores, bem como margem e forma de apresentação.

As normas mais utilizadas são as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Vancouver e APA. As profissionais da LibCon possuem experiência em formatação de documentos científicos desde 2002. Estamos preparados para atender às suas necessidade.

CATALOGAÇÃO DE DOCUMENTOS

 

A catalogação é uma atividade que consiste em registrar um conjunto de dados sobre um determinado documento ou conjunto de documentos. As informações registradas variam de acordo com o tipo de documento que está sendo catalogado.

As bibliotecárias da LibCon estão prontas para gerenciar seus documentos e torná-los acessíveis aos seus usuários.

 

RECEBEMOS O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) NA SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO À DISTÂNCIA (EAD)

 

  • Alinhamento de bibliografia de cursos com seu acervo digital

Precisa disponibilizar acesso digital às bibliografias dos cursos da sua instituição? A LibCon realiza a Pesquisa Bibliográfica e disponibiliza o documento digital em formato PDF em nossa Biblioteca Digital e também a referência bibliográfica de cada obra de acordo com a NBR 6023 – Informação e Documentação – Referências.

  • Confecção do Manual da Biblioteca

Criamos o Manual para a sua biblioteca, instruindo sobre o acesso às obras digitais, periódicos e demais fontes de informação vinculadas a sua instituição.

  • Disponibilização de periódicos científicos para a sua biblioteca

Selecionamos os periódicos em acesso aberto que se adequam aos princípios da sua instituição e os disponibilizamos para o seu acervo digital.

  • Presença de profissionais capacitadas para receber a visita

Bibliotecárias experientes, que apresentarão de maneira assertiva o funcionamento da estrutura da sua biblioteca e quais recursos são disponibilizados pela mesma.